Espaço Arabianfla

Espaço Arabianfla

Espaço de Dança

O que é taxin?

Flá Gagliardi

 

O que é Taxin?

Taxin significa improviso, por isso é uma improvisação de instrumentos melódicos. Normalmente é encontrado no início e meio de músicas,como é o caso das músicas Balady(utilizadas na dança folclórica egípcia Balady).E em outras musicas clássicas da dança do ventre.
Para dançar o taxin a bailarina precisa sentir a música, prestar atenção na alteração de velocidades, como se a música comandasse o seu corpo que responde a cada nota musical com ondas por todo seu corpo.
É uma dança introspectiva que quase não tem comunicação com o público pois, a bailarina deve estar muito concentrada na música,quanto maior a concentração maior será a atenção do público.O taxin pode ter ritmos árabes dados pelo derbak em seu fundo como base da música,os ritmos mais utilizados são whada wo noz,whada tawille e tshiftitili.
Em alguns momentos do taxin pode ser feito um “jogo de perguntas e respostas” quando um instrumento faz um acorde curto e outro responde com outro acorde curto, esta brincadeira deve ser interpretada pela bailarina que obedece a música.
Existe também o taxin que é o improviso feito pela voz do cantor (quando ele canta aililili ay lili ye ainy…) esta improvização é chamada de mawal.
Os principais instrumentos utilizados no taxin são: Alaúde, acordeom, violino, teclado, nay, mizmar, kanoum
*obs:Quando dançamos um taxin de kanoum normalmente utlizam-se movimentos com shimie pois as cordas são tocadas de maneira mais acelerada e este movimento cabe perfeitamente.
404